quarta-feira, 14 de março de 2012

As Formas do Saber

Breve comentário sobre entrevista com o filósofo Pierre Lévy ao jornalista Florestan Fernandes Jr. Para a série “As formas do Saber”. Reflexões sobre: Arte e Pensamento, Educação. Tecnologia e Trabalho.

Sobre tecnologia Pierre fala que através de novas tecnologias o cotidiano da civilização vem mudando e agora temos a velocidade como conceito de vida. Todas nossas relações dependem desse trânsito de informações o que acaba interferindo diretamente na política, cultura e a economia mundial. Ele coloca o homem como o centro da criação e dessas mudanças que levam a evolução de tudo, essa evolução está ligada diretamente a criação da internet que interligou todas as redes, dando as pessoas uma nova forma de se comunicar e de se informar e tudo isso surgiu da própria sociedade.
Toda essa tecnologia acabou gerando um grande impacto na sociedade, como se essa tecnologia fosse algo externo à sociedade e que teríamos que arcar com as conseqüências. Na verdade essa criação vem agregar valor na relação entre os seres humanos, através da comunicação, a facilidade de se conhecer novas idéias, informações mais acessíveis. Dentre tantos modos de ver essa relação ele cita o turismo, de negócios e de lazer por conta desse ciberespaço que através da internet acabou se criando um fácil deslocamento de informações.
Outro ponto que Pierre discute foi sobre a engenharia genética no qual ele cita dois pontos importantes, um deles é o de que essa ciência modifica e modificará o meio ambiente dos seres humanos, mas o perigo maior é a mudança do próprio ser humano. Com a engenharia genética toda essa modificação que a humanidade vem desenvolvendo por toda a vida, torna-se mais rápida, o que demoraria certo tempo para se desenvolver agora se torna mais rápido. Pela modificação genética, animais e plantas que não existiam, passam a ser criados em laboratório, mas a preocupação maior nesse assunto é a modificação do Genoma humano no DNA.
A parte política tem bastante importância nesse meio de informação moderna que por um lado pode se promover com mais facilidade, por outro lado a oposição de pensamentos diferentes tem a facilidade de promover suas idéias, pois o cidadão tem informação acessível. No fim não importa a forma em que se faz a comunicação, o que importa realmente é que haja e que seja dinâmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário